Edital 01/2012

LEVANTAMENTO DE APTIDÃO ARTÍSTICO-MUSICAL DO CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA LORENZO FERNÂNDEZ NAS CIDADES DE MONTES CLAROS E BOCAIÚVA

O Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez – Centerartes tem como função precípua a democratização do acesso à arte e à cultura, ampliando seus serviços à comunidade em geral, resgatando e valorizando ainda, todas as manifestações culturais e artísticas, populares e eruditas. A diretora do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas as inscrições para o Levantamento de Aptidão Artístico-Musical, referente ao preenchimento de vagas para o ano letivo de 2013. As normas, critérios e procedimentos para inscrição, classificação e matrícula foram estabelecidos conforme Legislação vigente, em especial a Resolução SEE nº. 718/2005 de 18 de Novembro de 2005 e orientações da Secretaria de Estado da Educação.

As inscrições ocorrerão no período 06/08/2012 a 31/08/2012, de segunda à sexta-feira, no horário de 07:00 as 21 horas, sendo que no último dia o atendimento será até as 18 horas. O Levantamento de Aptidão ocorrerá nos meses de setembro, outubro e novembro de 2012, conforme cronograma estabelecido neste Edital.




1 - Da Participação

1.1 - Poderá se inscrever qualquer interessado, observando-se a idade mínima de 06 (seis) anos completos ou a completar até 31/03/2013 (nascidos até 31/03/2007). A classificação dos aprovados e a matrícula dos mesmos obedecerão rigorosamente os critérios, normas e prioridades estabelecidas neste Edital.

2 - Da Inscrição

2.1 - A inscrição para o Levantamento de Aptidão Artístico Musical poderá ser realizada pelo candidato ou por outra pessoa (sem necessidade de procuração), desde que se cumpram todos os requisitos exigidos neste edital.
O atendimento da última semana de inscrição de 27 a 31 de agosto 2012 será por senha, 250 senhas por dia,sendo as mesmas distribuídas a partir das 7:30 horas da manhã , sendo:
dia 27/08 de 1 a 250;
dia 28/08 de 251 a 500;
dia 29/08 de  501 a 750;
dia 30/08 de 751 a 1000;
dia 31/08 de 1001 a 1250.

2.2 - Ao inscrever-se, o candidato optará pelo turno no qual estudará.
2.3 - O aluno com Necessidades Educacionais Especial deverá apresentar no ato da inscrições, atestado médico para comprovação da deficiência alegada..
2.4 - Havendo necessidade de troca de turno, o candidato deverá procurar o Serviço Pedagógico.
2.5 - A troca de turno somente poderá acontecer em fevereiro, após a semana de marcação de horários.
2.6 - O candidato poderá inscrever-se para todos os cursos oferecidos pelo Conservatório Estadual de Música, sendo eles:

2.6.1 - Curso de Educação Musical:
O curso de Educação Musical tem por objetivo promover a formação musical de crianças, adolescentes e jovens e será desenvolvido sob a forma de ciclos de aprendizagem, com duração de nove (9) anos.
2.6..1.1 - Ciclo Inicial de Educação Musical (Musicalização):
a) Destina-se a candidato (a)s com a idade mínima de 6 (seis) anos completos ou a completar até 31/03/2013 e máxima de 10 anos completos ou a completar até 31/03/2013.
b) Nesta etapa serão desenvolvidas atividades que favoreçam a aquisição de habilidades e competências fundamentais no processo musical.
c) O candidato classificado e matriculado deverá fazer obrigatoriamente, atividades de Criatividade, Musicalização, Iniciação no Instrumento Musical e Canto Coral.
d) A Iniciação no Instrumento Musical será desenvolvida através da experimentação coletiva, de vários instrumentos musicais para crianças até dez (10) anos.
2.6.2 - Ciclo Inicial de Educação Musical:
a)Destina-se a candidato (a)s iniciante com idade acima de onze (11) anos completos até 31/03/2013 deverá cursar o 1º ano do ciclo inicial.
b) A opção por cursar Instrumento Musical ou Canto, deverá ser realizada no ato da inscrição (identificar o instrumento).
c) Somente o (a) candidato (a) com idade mínima de 14 (quatorze) anos para o sexo feminino, e 15 (quinze) anos para o sexo masculino, completos ou a completar até 31/03/2013, poderão optar por cursar Canto, em substituição ao instrumento Musical.
d) O Candidato (a) ao curso de Educação Musical poderá solicitar levantamento de aptidão nos vários Instrumentos e Canto. Porém só poderá efetivar a matrícula em 1 (um) só instrumento ou canto.

OBS: “O resultado final do aproveitamento do Levantamento de Aptidão Artístico Musical constituir-se-á em um cadastro classificatório, por curso, turno, idade e escola de origem (pública ou privada)“, conforme resolução nº. 718 de 18 de novembro de 2005 e Resolução nº1, de 14 de janeiro de 2010 (CNE).
2.6.3. – Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
2.6.3.1 - Curso Técnico de Nível Médio em Decoração.
2.6.3.2 - Curso Técnico de Nível Médio em Canto.
2.6.3.3 - Curso Técnico de Nível Médio em Instrumento. (Clarinete, Flauta Doce, Flauta Transversa, Piano, Saxofone, Teclado, Trompete, Violão, Violino, Violoncelo.).
2.6.3.4 - Os cursos de formação profissional têm por objetivo preparar técnicos em canto, decoração e instrumento para o exercício de ocupações artísticas definidas no mercado de trabalho.
2.6.3.5 - Destina-se a alunos (as) que estejam cursando ou que já concluíram o ensino médio, em conformidade com a legislação vigente.
2.6.3.6.-O (A) candidato (a) classificado (a) e matriculado (a), deverá cursar obrigatoriamente todas as disciplinas curriculares de cada ano, determinadas no Plano Curricular de cada curso.
2.6.2.7 - O (A) candidato (a) do curso Técnico poderá inscrever-se em todos os cursos e em todos os instrumentos do curso técnico. Porém só poderá efetivar matrícula em apenas um Curso.
2.6.2.8- O (A) candidato (a) que optar pela matrícula no Curso Técnico NÃO poderá matricular-se no curso de Educação Musical.

2.7 – Da Taxa de Inscrição:

O valor da taxa será de R$15,00 por cada inscrição.
Obs.: Quanto à cobrança da taxa de inscrição, observa-se que a mesma não é ilegal, sendo resguardada pela Lei estadual 13392/99.
2.7.1 Serão dispensados do pagamento da taxa de inscrição aqueles candidatos que não possuem condições de recolhê-la, presumindo-se tal situação quanto aos desempregados e encaminhados por entidades filantrópicas de notória reputação que apresentarem até o dia 17 de agosto a documentação exigida de acordo com os critérios abaixo definidos pelo Colegiado Escolar:

  • Comprovação de desemprego mediante apresentação de Carteira de Trabalho dado baixa ou Declaração de Dispensa caso seja funcionário público;
  • Apresentação de Declaração, com data atualizada, da instituição pela qual é atendido (APAE, CASA DE PASSAGEM, ORFANATOS, FUNDAÇÃO DO MENOR E LBV);
  • Alunos matriculados na rede pública ou privada que apresentarem o CARTÃO DA BOLSA FAMÍLIA

2.7.2-Em hipótese alguma haverá devolução do valor pago por inscrição já efetuada.

2.8 - Documentos para Inscrição:

a) Ficha de inscrição devidamente preenchida. A ficha será preenchida por um funcionário da secretaria cujas informações prestadas são de inteira responsabilidade do (a) candidato (a).           
b) Documento de Identidade ou Registro Civil.
c) Declaração escolar para os candidatos matriculados e freqüentes em escola regular da rede pública no ensino fundamental (com idade de 06 anos a 14 anos Completos ou a completar até 31/03/2013). Alunos de 14 anos que completarem 15 anos a partir 01/04/202013, não entra na cota de 60% de vagas para alunos oriundos de escola pública.
d) Para alunos de seis anos trazerem comprovante de cadastro escolar.
e) Para alunos com Necessidade4s Especiais, Atestado ou Relatório Médico que comprove

2.9 - Do Comprovante de inscrição:

a) O (A) candidato (a) receberá o comprovante no ato da inscrição, onde constará local, data, e horário do Levantamento de Aptidão.
b) O (A) candidato (a) deverá respeitar o horário marcado. Não será permitida, a entrada de candidato (a)s no Conservatório, fora do horário determinado no comprovante.
c) É Indispensável à apresentação do comprovante de inscrição e do Documento de Identificação, no ato do Levantamento de Aptidão.

3- Do Levantamento de Aptidão Artístico-Musical:

3.1 – O (A) candidato (a) deverá comparecer no local e data estipulado para realização das provas, 30(trinta) minutos antes do horário determinado no comprovante de inscrição.
3.2- No ato do levantamento de aptidão o (a) candidato (a) deverá apresentar o documento de identificação apresentado na inscrição e o comprovante da mesma.
3.3- Será eliminado o (a) candidato (a) que por qualquer motivo não cumprir as determinações dos itens acima.
3.4- O Levantamento de Aptidão Artístico-Musical terá caráter eliminatório e classificatório.
3.5- No Levantamento de Aptidão Artístico-Musical serão distribuídos 100 (cem) Pontos.
3.6 - Nos Cursos de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Canto e Instrumento serão distribuídos 100 pontos na prova prática de cada curso e 100 (Cem) pontos na prova de Percepção.
3.7 - No Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Decoração serão distribuídos 100 pontos na prova prática.
3.8 - Será eliminado o (a) candidato (a) que obtiver uma nota inferior a 60% (sessenta por cento) no instrumento, canto e decoração ou que obtiver (0) zero na prova de percepção.
 3.9 - Será classificado o (a) candidato (a) que obtiver uma nota igual ou superior a 60% (sessenta por cento) em todos os Cursos de Educação Musical e Cursos Técnicos.     
3.10 - A elaboração das provas referentes ao Levantamento de Aptidão será realizada pelos coordenadores e professores de cada área.
3.11 - Os alunos com necessidades educativas especiais serão avaliados levando-se em consideração as suas habilidades com aproveitamento mínimo de 60% (sessenta por cento) dos pontos distribuídos.
3.12 - Os candidatos que não comparecerem no dia e horário determinados em qualquer uma das provas: canto, instrumento, percepção e decoração, serão eliminados.

4- Das Provas:

As provas constarão de atividades práticas, quais sejam:
4.1 - No Curso de Educação Musical
a) Será exigido do (a) candidato (a) uma vivência com parâmetros de som, ritmo, coordenação motora e afinação.
4.2 - Nos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
4.2.1- Curso Técnico de Nível Médio  em Decoração
a) Será exigido do (a) candidato (a) a elaboração de um desenho de interpretação, observação e criação, com parâmetros estabelecidos a partir dos fundamentos da percepção visual e técnica: espaço, forma, configuração, luz, expressão e traçado.
4.2.2- Curso Técnico de Nível Médio em Instrumento Musical - Clarinete:

    • Execução de uma peça popular ou erudita;
    • Uma escala maior (tom escolhido Banca);
    • Uma escala menor (tom escolhido Banca);
    • O (A) candidato (a) deverá demonstrar fluência na execução dos exercícios propostos; Exercícios do numero 05 aos 15 do método Rubank intermediário.
    • Leitura à 1ª Vista de um trecho musical.

4.2.3 - Curso Técnico de Nível Médio em Instrumento Musical -Flauta Doce
Método para Flauta Doce Soprano de Helmut Monkemeyer (capítulos: 11)

  • 01 (uma) música de livre escolha.
    • Escala cromática;

4.2.4- Curso Técnico de Nível Médio em Instrumento  Musical-Flauta Transversa

    • Executar a escala de Dó Maior (3 oitavas no mínimo);
    • Tocar uma peça (música popular);
    • Método Taffanel e Gaubert (pág. 20/nº. 51 - pág. 27/nºs: 66 e 67 - pág. 30/nºs: 75 e 76);
    • Tocar um Chorinho (livre escolha);
    • Tocar Chorinho Didático nº. 01, 02 ou 03 de Altamiro Carrilho.

4.2.5- Curso Técnico de Nível Médio em Instrumento Musical – Piano

  • Executar um estudo (Czerny – Germer, vol. I, 2ª parte).
  • Executar uma peça (Bach, 23 peças fáceis);
  • Executar uma sonatina (Clementi - sonatinas/op.: 36, 37 e 38 ou Gurlitt - seis sonatinas fáceis/ op.: 188 ou Haydn – sonatinas ou Kuhlau – 12 sonatinas/op.: 20 nº 1, 2 e 3 / op.: 55 nº 1, 2, 3, 4, 5 e 6 / op.: 59 nº 1, 2 e 3; ou um programa deste nível em diante).

4.2.6- Curso Técnico de Nível Médio em Instrumento  Musical - Saxofone

    • Exercício (soprar a boquilha tirando, no mínimo, três sons diferentes);
    • Notas longas;
    • Escalas maiores e menores;
    • Exercícios de flexibilidade;
    • Escala cromática;
    • Stacato simples;
    • Afinação (com o registro);
    • Dinâmica e ornamento;
    • Coordenação, pulsação e ritmo;
    • Leitura a 1ª Vista;
    • Método Klosé;
    • Música popular ou erudita.

4.2.7- Curso Técnico de Nível Médio em Instrumento Musical - Teclado

    • Escalas maiores e menores;
    • Acordes (M, m, º, f, 7, 5+, 6);
    • Padrões rítmicos: balada, valsa, bolero e bossa-nova;
    • Leitura a 1ª Vista.

4.2.8- Curso Técnico de Nível Médio em Instrumento Musical - Trompete

    • Exercício do Besouro (soprar no bocal);
    • Notas longas (usando do Sol 2 ao Sol 3);
    • Escalas maiores e menores;
    • Exercícios de flexibilidade;
    • Stacatto simples, duplo e triplo;
    • Ornamentos e escala cromática;
    • Afinação;
    • Coordenação, pulsação e ritmo;
    • Leitura a 1ª Vista;
    • Método Rubank (vol. I e II);
    • Música popular erudita.

4.2.9 - Curso Técnico de Nível Médio em Instrumento Musical - Violão

    • O (A) candidato (a) deverá tocar uma das seguintes peças: “Andantino” (A. Cano) ou “Andantino” (M. Carcassi) ou qualquer música de nível equivalente.
    • As duas peças acima citadas podem ser encontradas no livro “Iniciação ao Violão”, vol. 01, de Henrique Pinto (Editora Ricordi Brasileira, São Paulo: 1978).
    • Na apresentação das peças serão observados os seguintes critérios: postura, sonoridade e musicalidade.

4.2.10 - Curso Técnico de nível Médio em Instrumento  Musical - Violino

    • Tocar uma peça com Leitura a 1ª Vista (1ª posição);
    • Tocar uma peça de livre escolha;
    • Tocar uma peça do Método Hans Sitt (a partir do estudo nº 05, 1ª posição, vol. I);
    • Escala de duas oitavas.

4.2.11- Curso Técnico de nível Médio em Instrumento Musical - Violoncelo

    • Estudo de livre escolha: “Método June Violoncelist ou Dotzawer”

(vol. 02);

    • Peça de livre escolha: Brasileira ou estrangeira sonata com acompanhamento ou suíte solo;
    • Escalas M.m e escala cromática.

4.2.12- Curso Técnico de Nível Médio em Canto:
a) Será exigido DO (a) CANDIDATO (a), executar, à Capela (sem acompanhamento) 02 (duas) músicas SENDO:
► 1 (Uma) música do Gênero Popular escolhidas da relação abaixo:
●          Carinhoso (Pixinguinha)

  •  Rosa (Pixinguinha)
  •  Luíza (Tom Jobim)
  •  Bem que se quis (versão: Marisa Monte),
  •  Amo-te muito (João Chaves)
  •  Fascinação (versão: Armando Louzada).

► 1 (Uma) música do Gênero Erudito ou Religioso de livre escolha.

4.3- O (A) candidato (a), para os Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Instrumento e Canto deverá submeter-se à prova de Percepção Musical.
a) A PROVA DE PERCEPÇÃO SERÁ REALIZADA NO DIA 09/11/2012 ÀS 8 HORAS PARA CANDIDATOS DO TURNO MATUTINO; 14 HORAS PARA CANDIDATO DO TURNO VESPERTINO; 19 HORAS PARA CANDIDATO DO TURNO NOTURNO.
b) Na prova de Percepção será exigido:
● Leitura de Notas (claves de sol e fá);
● Reconhecimento de figuras musicais;
● Percepção Auditiva;
● Unidade de tempo e divisão de compassos;
● Tipo de compasso (binário, ternário e quaternário).
c) Sugestão de bibliografia:
● Teoria da Música- Bohumil Med.
● Teoria Musical – Maria Luísa de Matos Priolli.

4.4 - As provas acontecerão nas cidades de Montes Claros e de Bocaiúva nas seguintes datas, horários e locais. (Veja cronograma):

 

 

5. Dos Recursos

5.1- A interposição de recurso poderá ser feita somente pelo (a) candidato (a) (se maior) ou seus pais ou responsáveis (se menor), ou procurador instituído em ambos os casos, mediante apresentação do comprovante de identidade ou registro civil e numero de inscrição do reclamante.
5.2- O recurso deverá ser elaborado através de formulário próprio, a ser fornecido na secretaria do Conservatório.
5.3- O recurso devidamente fundamentado deverá ser protocolado na secretaria do Conservatório nos horários de 07 às 21horas.
5.4- O prazo máximo, para interposição de recurso, será de: 03 (três) dias úteis, após a realização do teste quando a reclamação se referir ao Levantamento de Aptidão e 03 (três) dias úteis após a divulgação da lista de classificação, quando a reclamação se referir à classificação do reclamante.
5.5- É vedada à interposição de recurso através de fax, e-mail, correio ou qualquer outro meio, que não seja protocolo na secretaria do Conservatório, mediante recibo constando data, horário e número de protocolo.
5.6- A Diretora do Conservatório, ouvido o Serviço Pedagógico e a Coordenação de cada Curso, terá o prazo máximo de 10 (dez) dias a contar ou a partir do dia seguinte à data do protocolo do recurso para dar o seu parecer.
5.7 - É vedada a interposição de revisão de provas.

6- Da Classificação:

6.1- O levantamento de Aptidão Artístico-Musical deverá ser realizado por Banca de no mínimo dois professores da área pleiteada pelo candidato.
6.2- Será de responsabilidade de cada profissional, encaminhar à outra Banca, o candidato que seja parente até 3º (terceiro) grau de afinidade.
6.3- O (A) candidato (a) que detectar na Banca de professores, parentes até 3º grau de afinidade, deverá solicitar o encaminhamento à outra Banca.
6.4- O aproveitamento de cada candidato deverá ser registrado a tinta azul ou preta, e devidamente assinado, obrigatoriamente, pelos professores que aplicaram o teste.
6.5- O Coordenador de Área deverá visar os resultados recebidos e arquivá-los.
6.6- Cabe ao coordenador de Área, somente a ele, repassar à secretária do Conservatório em formulário próprio o aproveitamento final de todos os candidatos, assim como o relatório final de todo o processo.
6.7-A classificação do (a) candidato (a) com aproveitamento igual ou superior a 60% (sessenta por cento) serão realizados por curso, turno e idade, obedecendo aos seguintes critérios:
a) 60% (sessenta por cento) das vagas serão destinadas prioritariamente aos candidatos aprovados matriculados e freqüentes nas Escolas Regulares Comuns e de Educação Especial da Rede Pública de Ensino Estadual e Municipal (Ensino Fundamental e Médio) com idade de 6 a 14 anos completos. 
b) 40% (quarenta por cento) das vagas serão disponibilizadas aos demais candidatos.
c) As vagas não preenchidas por interessados e aprovadas oriundas das Escolas Regulares Comuns, Escolas de Educação Especial e Escolas Regulares da Rede Pública de Ensino, serão automaticamente repassadas aos demais candidatos.

7- Dos Critérios de Desempate:

7.1- Ocorrendo empate na classificação final, prevalecerão sucessivamente os seguintes critérios:
7.2- No Curso de Decoração, terá prioridade o candidato de idade maior. Nos outros Cursos Técnicos e no Curso de Educação Musical, terá prioridade o candidato de idade menor (completos até 31/03/2012);

8- Da Divulgação do Resultado:

8.1 - As listas de classificação serão afixadas a partir do dia 06/12/2012, quinta-feira, no prédio do Conservatório de Montes Claros, situado a Avenida João Chaves 438, Jardim São Luiz e na Secretaria do Conservatório de Bocaiúva, situado à rua Cel. Freire 215, Centro.
8.2 - As listas de candidatos classificados até o limite de vagas e de candidatos classificados além do limite de vagas (lista de espera) serão elaboradas por Turno / Curso e respectiva pontuação.

9- Da Matrícula:

9.1 - A matrícula dos candidatos classificados para 2013 será realizada gratuitamente de segunda a sexta-feira, de 7h e 30 min as 21horas, no último dia de cada período o atendimento será até as 18 horas.              
a) 1ª Chamada - Candidatos classificados até o limite de vagas oferecidas.
Início: 12/12/2012
Término: 18/12/2012

  1. b) 2ª Chamada - Candidatos classificados além do limite de vagas (Lista de Espera).

Início: 06//02/2013
Término: 08/02/2013

Atenção: A segunda chamada será realizada conforme ordem de classificação do Candidato e destinada ao preenchimento de vagas ocasionadas pelo não comparecimento de candidato(s) classificado(s) até o limite de vagas.

9.2 - A matrícula será efetuada nas respectivas Secretarias do Conservatório:
a) Montes Claros (Avenida João Chaves nº. 438, Jardim São Luiz).
b) Bocaiúva (Cel. Freire, 215, Centro).
9.3 - Documentos exigidos para Matrícula:
9.3.1 – Educação Musical:
a) Carteira de identidade ou Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia legível).
b) 01 foto 3x4 (recente).
c) O aluno com Necessidades Educacionais Especial deverá apresentar no ato da matrícula, atestado médico para comprovação da deficiência alegada.
9.3.2Cursos Técnicos:
a) Carteira de identidade;
b) Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia legível);
c) CPF;
d) 01 foto 3x4 (recente);
e) Histórico ou Declaração de Frequência ou Conclusão do Ensino Médio.
9.3.3- Em hipótese nenhuma será realizada matrícula na falta de quaisquer documentos acima exigidos.
OBS: O aluno ao ser matriculado no conservatório deverá providenciar a sua carteirinha ou cartão de identificação, através da empresa credenciada, para ter livre acesso a escola.
9.4 - O (A) candidato (a) que não efetuar a respectiva matrícula nos prazos indicados ou deixar de apresentar a documentação exigida será considerado desistente, e a vaga será disponibilizada ao candidato da lista de espera obedecendo à ordem de classificação no teste.
9.5 - A troca de turno somente será permitida caso haja vaga.
9.6-Ao efetuar a matrícula, o candidato estará aceitando o cumprimento das normas regimentais do Conservatório. De acordo com o ECA só será permitido matricula de alunos com idade 16 anos completos para o turno noturno,tendo este menos de 16 anos com autorização das pais.

9.7- OS (A) CANDIDATOS (A) MATRICULADOS (A) E FREQUENTE EM QUALQUER CURSO DO CONSERVATÓRIO, SOMENTE PODERÃO MATRICULAR-SE EM OUTRO CURSO APÓS CANCELAR A SUA MATRICULA NO CURSO ANTERIOR.
9.8 - A qualquer época que for detectada matrícula e freqüência de aluno em mais de l(um) Curso, Instrumento, decoração e Canto, simultaneamente, será cancelada uma das matrículas, observando-se a Legislação Vigente.
9.9 - A insistência do aluno em cursar mais de um Instrumento ou Curso, ou cursar Instrumento e Canto, simultaneamente, será caracterizada má fé. Neste caso, ouvido o colegiado, o aluno poderá ter toda e qualquer matrícula cancelada, no ano em curso.

 

| Voltar ao Topo ↑
Copyright © 2011. CELF - Todos os direitos reservados
.